- Ano: 2013
-
Fotografias:Patrick Reynolds
Descrição enviada pela equipe de projeto. A espetacular Ponte Lower Hatea foi oficialmente aberta em 27 de julho de 2013, por políticos, líderes tribais e autoridades locais, contando com uma powhiri tradicional (cerimônia de boas-vindas Maori) e uma procissão comemorativa de barcos.
Projetado pelo consultor britânico especialista em pontes Knight Architects, após um concurso público em 2011, a travessia de 265 metros sobre o estuário é um componente-chave na rede de rodovias, projetada para reduzir o congestionamento no centro da cidade e melhorar o acesso à Whangarei Heads e ao aeroporto. A ponte móvel fornece uma altura livre mínima permanente para os usuários do rio e uma seção elevável, com 25 metros, para permitir que os navios mais altos que 7,5 metros possam transitar sob ela.
O mecanismo de abertura é baseado em um tipo de ponte rolante basculante tradicional, com a estrutura da laje metálica concebida para proporcionar elevações distintas, respondendo tanto sua ação dinâmica, como o contexto cultural - a forma da curva em "J" é uma interpretação dos anzóis de pesca, motivo amplamente utilizado na cultura maori. A forma foi concebida para ser reconhecível durante dia e noite, fornecendo um portal para a área da cidade e uma estrutura que relaciona-se fortemente com o caráter e a cultura local de Whangarei.
No início do desenvolvimento, vários aspectos interdependentes foram identificados que afetaram aparência, engenharia, construtibilidade e custo do projeto, exigindo à equipe de projeto a união para criar inovações. As peças rolantes e hidráulicas associadas foram desenhadas em 3D e o uso de programas de modelagem paramétrica complexos permitiu maior controle e manipulação simultânea de múltiplas variáveis, impossíveis em métodos convencionais. Sendo assim, além de as soluções serem muito mais rapidamente atingidas, elas puderam ser refinadas, beneficiando o custo e a aparência da ponte.
Dada a velocidade a que as variações dentro do projeto puderam ser testadas e compreendidas, como o modelo de custo claro o projeto pôde responder, integrando mudanças no projeto sem prejudicar a qualidade global da proposta.